O SPF ( Sender Policy Framework ) é o registro que contém a lista de servidores e endereços de IP autorizados a enviar emails de seu domínio. Ao configurar o protocolo SPF , qualquer servidor de email que receber a sua newsletter terá a certeza de que foi enviada por você e por mais ninguém.
Para configurar o SPF , crie um registro textual dos servidores usados para suas campanhas de email marketing .
Como configurar o SPF
- Selecione os servidores que você usará para sua campanha.
- Entre no painel de controle do provedor de hospedagem do seu domínio.
- Crie um registro TXT , preenchendo os campos (eles podem ter nomes diferentes). Como exemplo, mostramos a configuração para envios feitos através do dominio.com :
Nome: @ (nome do domínio ou deixe em branco)
Tipo de registro: TXT
Valor: v=spf1 include:spf.dominio.com ?all
TTL: 21600 (ou “padrão”)
Em alguns painéis de controle, você deve indicar seu domínio (por exemplo, dominio.com ) em vez de @. Se você não puder indicar nada, deixe este campo em branco.
- Aguarde até que as alterações ocorram: os servidores DNS precisam de até 72 horas para trocar dados sobre novos registros entre si.
Como verificar as configurações de SPF
Para verificar se a autenticação SPF está funcionando corretamente , use seus serviços de verificação ou serviços de proxy de registro DNS :
Resumo
- SPF e DKIM verificam o remetente do e-mail.
- O DMARC informa o que fazer com e-mails não verificados.
- A configuração é feita no site da empresa que lhe fornece o alojamento do seu domínio. Para isso, você deve criar registros TXT.
- Você pode verificar as configurações para garantir o bom funcionamento dos registros. Para fazer isso, use os serviços de verificação de registro DNS e envie um email de teste.
- A configuração correta de SPF, DKIM e DMARC reduz o risco de acabar na pasta de spam.